Conheça aqui alguns dos principais benefícios da aveia

Além de colaborar para redução das taxas de colesterol e ajudar a manter a saúde do coração em dia, a aveia é uma importante fonte de fibras que auxiliam o sistema digestivo e atuam no controle do peso pois as fibras aumentam a saciedade e melhoram a sinalização do mecanismo da fome no cérebro.

O alimento possui uma boa concentração de betaglucana, um tipo de fibra solúvel que auxilia na redução da absorção de gordura, regula a glicemia do sangue e fortalece o sistema imunológico. Ainda é fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, molibdênio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B, que a tornam uma fonte proteínas de grande valor biológico. Além disso, graças aos seus fitoquímicos, ela protege contra o câncer.

A aveia é considerada um dos melhores alimentos para prevenir o diabetes, pois possui ação comprovada no controle das taxas de açúcar no sangue. As fibras solúveis são responsáveis pelo retardo da digestão do amido presente no cereal, o que leva a uma liberação mais lenta de glicose na corrente sanguínea, evitando os picos de glicose.

aveia-em-flocos-SB010-supra-box-3

Benefícios da Aveia

Previne doenças crônicas
O cereal também age no controle da glicose e do colesterol. Lembram do gel que as beta-glucanas formam ao entrar em contato com a água? A glicose e o colesterol ficam mais tempo “presos” nesse gel, para depois serem absorvidos. No caso dos açúcares, isso diminui o tempo de absorção dos carboidratos, melhorando os níveis glicêmicos. Por isso, o consumo de aveia é recomendado aos diabéticos. A ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, também é benéfico para quem tem colesterol alto, já que há uma diminuição em até 10%.

Não existem estudos suficientes de que a aveia ajuda no controle da hipertensão, no entanto, sabemos que ela é rica em potássio, mineral importante para modular a pressão arterial, evitando a retenção de líquidos.

Traz saciedade
A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem “quebrar”. No entanto, o destaque do cereal são suas fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas pegam a água que está no órgão e a “sugam”. Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta.

Traz mais bem-estar
Por ser uma fonte proteica, a aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, conhecido como amigo do bem-estar). Para a conversão de um para o outro, é necessária a ação de uma enzima, que só funciona bem quando os níveis de alguns nutrientes estão adequados, entre eles, o magnésio, encontrado também em boa quantidade no cereal. Sendo assim, a aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão.

Mantém o intestino em ordem
Uma das funções mais conhecidas da aveia é a de regular esse órgão. As grandes quantidades de fibras do alimento, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da microbiota intestional, ou seja, dos probióticos. Isso ocorre porque ela serve como “comida” para os lactobacilos. Quando as bactérias proliferam em cima dessas fibras, existe a produção de uma substância, o ácido butírico, que estimula os movimentos do intestino (chamados de peristálticos). O órgão, por sua vez, quando está sendo estimulado, elimina as substâncias tóxicas mais rápido e estimula a renovação celular. Isso diminui a chance de câncer intestinal.

Uma equipe de pesquisadores ingleses do Imperial College analisou vinte e cinco estudos que envolviam mais de duas milhões de pessoas e chegou à conclusão de que a alta ingestão de fibra alimentar, particularmente de cereais e grãos integrais, como a aveia, está associada com a redução do risco de câncer colorretal. A cada adição de 10 g por dia de grãos integrais no total de fibras ingeridas, constatou-se uma redução de 10% no risco da doença.

Faz bem para a pele
Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso ajuda nas divisões celulares e deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

Ajuda a defender o organismo
A aveia não tem uma ação direta na nossa imunidade, porém, por melhorar o trânsito intestinal, ela pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. Afinal, 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nele! Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade.

Recomendação de uso da Aveia

A aveia em flocos pode ser consumida com frutas, vitaminas, iogurtes ou no preparo de bolos, pães, mingaus, biscoitos, sopas, farofas e pizzas.


Se você se pergunta: Aonde comprar aveia on-line? Qual o preço da aveia? Aonde comprar cereais e alimentos em grãos, flocos e sementes? Aonde comprar alimentos naturais on-line? Aonde encontro alimentação vegetariana? Aonde comprar produtos saudáveis? Quanto custa a aveia Supra Box? Aonde comprar alimentos veganos? Aonde encontro alimentos saudáveis? Você chegou no lugar certo J

Supra Box: Supra Box: Alimentos Naturais Online
Em cada detalhe, em cada etapa, o nosso compromisso sempre será oferecer o melhor para você, do primeiro click até a entrega da sua box de alimentos naturais.

http://www.produtosnaturaisonline.com.br
http://www.suprabox.com.br

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos ou especialistas da área de nutrição. Produto de origem 100% vegetal ideal para quem busca uma alimentação mais saudável e natural. Indicado para vegetarianos e veganos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s